Indicadores ácido-base de extratos naturais sendo utilizados no ensino de Química

A utilização de materiais vegetais facilmente encontrados na região amazônica torna essa proposta viável para escolas com recursos limitados.

6/9/2025

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Um artigo publicado recentemente na Química Nova na Escola apresenta uma abordagem experimental de baixo custo para o ensino de conceitos ácido-base no ensino médio, utilizando extratos vegetais da região amazônica como indicadores naturais de pH. A utilização de materiais vegetais facilmente encontrados na região amazônica torna essa proposta viável para escolas com recursos limitados, democratizando o acesso a experimentos químicos. A aplicação em produtos do cotidiano (como vinagre e bicarbonato) aproxima o conteúdo teórico da realidade dos alunos, facilitando a compreensão de conceitos abstratos. O trabalho integra conhecimentos de Química, Biologia (botânica) e Educação, promovendo uma visão holística do tema. Dentre os extratos analisados, o de açaí se destacou pela maior variação de cores, enquanto os extratos de flores apresentaram limitações devido à similaridade de tonalidade. Os autores exploram a química das antocianinas (pigmentos responsáveis pelas mudanças de cor) e suas relações com o pH, enriquecendo o embasamento científico.

Acesse o artigo em http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160418